terça-feira, 22 de junho de 2010

campinas: tolerância zero


"O Tolerância Zero protege quem vive em situação de vulnerabilidade, e através da operação Bom Dia Morador de Rua, acolhe pessoas que vivem nas ruas, consumidores de álcool e drogas, com atendimento e encaminhamento especializados, resgatando a autoestima do cidadão de bem identificando os infratores."

"Art. 1 - Fica proibida a mendicidade nesta cidade e município, salvo nas condições seguintes:
1.- Todo o indivíduo que ficar impossibilitado de ganhar a subsistência pelo exercício de qualquer trabalho lícito, se dirigirá ao presidente da câmara municipal a quem justificará a verdade do seu estado e, por ordem deste receberá na secretaria da Câmara uma guia para o fiscal de sua paróquia, à vista da qual o fiscal registrará o seu nome e domicílio, e lhe fornecerá uma chapa de metal branco com o número do registro do portador, que a trará em lugar bem visível na ocasião de esmolar, só nas quartas-feiras e sábados. Estas chapas são intransferíveis. O que infringir a postura, cedendo ou ocupando chapa de outrem será punido com oito dias de prisão e o duplo na reincidência, e por qualquer outra infração dois dias de prisão." - lei promulgada em 1889 pela assembléia legislativa provincial de são paulo, a partir da proposta da câmara municipal de campinas. apud. josé roberto do amaral lapa, a cidade, os cantos e os antros.

veja também: http://miseriahq.blogspot.com/2010/03/bom-dia-morador-de-rua.html

2 comentários:

  1. o código de barras do século dezenove....

    uma chapa de metal...

    ResponderExcluir
  2. verbos: "protege", "acolhe", "atende", "encaminha", "resgata"... "identifica".

    o programa tem como título a negação da tolerância e tem a intenção de remediar a vulnerabilidade do... "cidadão de bem" que não quer ver pobre mendigando, pobre bêbado, pobre fumando crack. a vulnerabilidade do pobre não é o problema, o pobre é o problema, problema a ser não-visto, problema a ser sanado [com o método retratado no quadrinho da "miséria", talvez]...

    ResponderExcluir