terça-feira, 20 de julho de 2010

juventude

desde a pretensa participação política no impeachment de collor a visão de mundo da juventude de classe média não permite mais que pequenos gestos simbólicos individuais. aos 15 anos começa a ser formada a CONSCIÊNCIA CRÍTICA de um garoto que lê harry potter, ouve nxzero e acha que avatar 3d é o melhor filme já feito. aprende com seu professor de história do cursinho sobre as injustiças e as desigualdades sociais... aprende na mtv que, mesmo não sendo adulto, já é hora de posicionar-se criticamente, votar consciente, cobrar e fiscalizar prefeito e vereadores de sua cidade: isso é ação política.
assistindo à mtv com os filtros do professor do cursinho, o jovem de classe média decide que não comerá mais no mcdonalds, como atitude anti-capitalista.
pelo fato de que ele não se dê conta de que todo o seu modo de vida baseia-se no modo de produção capitalista, e que o sustenta, passados alguns anos este jovem tende a atenuar seu radicalismo. ao fazer 18 anos estará cursando engenharia em uma boa universidade, terá amadurecido suas idéias, deixando de lado preocupações que não levam a lugar nenhum. neste ponto entenderá, enfim, que a vida é para ser vivida, e que ele é livre para comer no mcdonalds!

2 comentários:

  1. Isso dá um quadrinho.

    To gostando das coisas novas.

    Vamo fazer um zine no segundo semestre. Cancrópolis, megan fox holocausto, e outras coisas em papel?

    Abraço

    ResponderExcluir