sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

melhor idade


aquele velhinho senta-se todas as noites na mesma mesa do bar. na verdade ele fundou o bar na década de 1940. quando os filhos assumiram o negócio ele começou a escrever livros de poesia que todas as noites ele leva àquela mesma mesa de seu antigo bar para presentear os clientes que lhe fazem o favor de ouvir suas memórias.
os casais de gente bem educada são formados por pessoas que nunca leram uma poesia na vida. são pessoas capazes de ouvir um velhinho com a dedicação de quem ouve uma criança retardada. o casal de gente bem educada teve uma experiência diferente na monotonia de sua saída de fim de semana; conheceram histórias sobre tempos melhores, voltaram para casa com livros de poesia e lições de vida. "nessa idade e ainda lúcido, animado..."
os velhos não são seres bonzinhos por natureza. afastados do sistema produtivo, assexuados, seus cabelos brancos e rugas tornam-se marcas de santidade. agora existe o google: a experiência do velho perdeu sua autoridade como transmissão de conhecimento, para ter exclusivamente o papel de conversa fiada. absolutamente carentes, eles assumem o papel de velhos bonzinhos - qualquer atenção é bem vinda: os cuidados com sua saúde frágil são terceirizadas pelos filhos que tem mais o que fazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário